domingo, 27 de janeiro de 2008

Recomendações Gerais Para a Criação

Galinheiros: deve ser localizado em um terreno alto, seco e bem ventilado, ficar fora da rota de enxurradas e ventos fortes, e ser construído no sentido leste-oeste, ou seja, a frente para o nascente. A finalidade dos galinheiros é proteger as aves à noite e resguarda-las do calor e chuvas.
Em média, calcula-se de 4 a 8 aves por metro quadrado de área, sendo que o pé direito do galpão deve ficar a 2,5m do chão. Na frente deve conter uma abertura para entrada e o fundo deve ser vedado. As paredes laterais devem ter 30 a 40 cm de altura, sendo o restante em telas ou ripas para receber boa ventilação.

Piso: pode ser de piçarra batida, embora o mais seguro seja o de cimento, porém os custos são mais elevados. Deve ser recoberto por uma camada de 10 cm de palha de arroz ou maravalha de madeira grossa. Além de absorver a umidade, a cama absorve as fezes e líquidos, evite mal cheiro e a presença de moscas. A cama deve ser removida a cada lote ou quando umedecer.
O piso também pode ser feito de ripas com altura de 60 a 80 cm do chão, fazendo a coleta periódica do esterco que será utilizado nas culturas plantadas na propriedade.Para cada lote de 100 aves, são necessários 10 litros de água por dia, que deve ser limpa, fresca e renovada periodicamente.
Bebedouro pendular: assegura o fornecimento para 60 a 70 aves.Deve ser lavado diariamente. A cada 15 dias é aconselhável desinfeta-lo com uma solução de água e 5% de creolina.

Comedouro tubular: assegura o fornecimento de ração para 30 aves. Pode ser utilizado também comedouro linear de madeira na proporção de 5 cm linear por ave.

Campânula: fornece calor aos pintinhos. Deve ser utilizada na proporção de 1:500 pintos, podendo ser elétrica ou a gás.

Debicador: é um instrumento prático para a debicagem das aves. É uma necessidade nas criações para o bom manejo, melhora a conversão alimentar, diminui o estrago de ração e evita o canibalismo.

Bomba de pulverização: é fundamental na criação de aves e de grande utilidade nos trabalhos de limpeza e desinfecção dos galinheiros e equipamentos.

RECOMENDAÇÕES BÁSICAS:
- Adquirir aves de criadores idôneos.
- Abrigar as aves em locais altos, secos e longe das enxurradas e correntes fortes de ventos.
- Desinfetar rigorosamente as instalações e equipamentos.
- Trocar a cama dos abrigos periodicamente.
- Evitar o excesso de umidade nas camas.
- Alimentar as aves adequadamente com ração balanceada e verde à vontade.
- Evitar circulação de pessoas estranhas e presença de aves selvagens dentro da criação.
- Combater os ectoparasitas (piolhos, carrapatos e sarnas).
- Combater os endoparasitas (vermes).
- Vacinar todas as aves do plantel obedecendo as recomendações do Médico Veterinário.
- Consultar sempre o Médico Veterinário sobre quaisquer dúvidas na criação.